terça-feira, fevereiro 03, 2009

Por cá...

Estive agora mesmo a ver a menina da meteorologia cá do sítio, o tempo mudou e vai manter-se quente e seco. 19º amanhã, tantos como os que estiveram hoje. Valencia no seu melhor.
A economia está como a nossa, com os bancos a guardarem para si os recursos disponibilizados pelo governo. A diferença está na coragem de alguns governantes, com, inclusivé, um deles dizer que está a perder a paciência com os bancos. Um sindicalista pedia a devolução ao povo dos ganhos exorbitantes proporcionados à banca. Enfim, as fronteiras sõa ténues e a crise chega-nos como o tempo, são frentes frias e centros de baixas pressões uns atrás dos outros. Ao menos quanto ao tempo podemos ambicionar melhores dias. Já em relação à economia, não está fácil.
Os espanhóis batem-nos por larga margem quanto à queda. O desemprego atinge mais de 2 milhões e 300 mil pessoas. Só em Janeiro, inscreveram-se nos centros de emprego mais de 140 mil pessoas. Impressionante! As estimativas apontam para um nº acima dos 3 milhões lá para o final do ano. Sim 3 milhões!
A crise atinge principalmente a Indústria e Construção. Ontem um dono de uma empresa de construção ameaçou imolar-se pelo fogo dentro de uma das carrinhas da sua empresa, estacionada em frente ao Ayuntamento de Loeches (http://www.ayto-loeches.com/), porque tem facturas a receber no valor de 450 mil €. Cá como aí, a crise é grande e o desespero toma conta das pessoas em tempo de crise. Fica-se com pontos de interrogação em lugar de sonhos. Quando nos toca leva-nos a questionar tudo. O porquê de tudo, e retira-nos lucidez às decisões.
Já todos nos questionamos um dia sobre o porquê das nossas vidas e suas vicissitudes. O porquê é a razão da nossa existência, da nossa insistência, da nossa persistência e às vezes da nossa desistência. Há sempre alguém que desespera quando encontra uma resposta que não corresponde aos seus predicados. Lá estou eu a filosofar...
A vida, e não querendo eu, desafiá-la, mas é mesmo assim que a encaro, é como dizia um amigo meu a respeito do seu filho: "Não sei se é meu ou não, mas agora já não mo tiram!!"
Eu encaro-a assim. Não sei porquê, mas já que cá estou, vou lutar por ela até ao fim. É a essência humana. Quanto aos demais, os que me dizem algo, e é para vós que escrevo, é exactamente o mesmo que vos desejo e vos ajudo no que puder, a alcançar: A Felicidade neste mundo, porque a vida foi-nos dada, mas nós temos de a conquistar. Vida é tudo aquilo que nos faz por cá andar. Provavelmente aquele homem achou que a pequena empresa da qual toda a sua família depende, era mais que a sua vida, era porventura a vida de uma família inteira. Parece que lhe vão pagar 1/3 da dìvida até ao final do mês. A ver vamos...
Amanhã há mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diga, diga: