sábado, março 21, 2009

Compreensão ou Amor?

Vista assim a questão parece evidentemente feminina, mas não. Sou eu mesmo que divago sobre tal interrogação.

Porquê? Porque num destes dias, enquanto falava com uma amiga, e depois de um momento de azia da parte da dita, desabafei que não estava a perceber tal agressividade. Disse-me que não, que estava a ser normal, o que me assustou ainda mais. No dia seguinte disse-me que, e cito, “as mulheres não devem ser compreendidas, mas sim amadas”. Penso que a citação está correcta, embora admita uma ou outra falha na transcrição. Parece que a frase deve ser respeitada. Eu respeito, mas discordo. A mulher, quando esposa, provavelmente deve ser tratada como tal, com alguma compreensão que advém da cumplicidade existente no casal. Cumplicidade e respeito que, chame-se ou não amor, faz com que algumas atitudes que não pareçam compreensíveis, se tolerem. Agora, amar incondicionalmente é que não! Respeitar, compreender, agradar, tudo bem. Mas se não for mutuo não presta, até porque não há bela sem senão. Quem encontra todos os predicados exigidos na sua cara-metade que desconfie. Quando a esmola é grande…

Assim, e muito sinceramente, acho que era incapaz de amar sem compreender. Deve ser defeito, mas até nisso vejo as mulheres como semelhantes ao homem. Não têm exclusivos no plano intelectual. Ficam-se pelos exclusivos que lhes são conhecidos e reconhecidos por quem quer reconhecer.

Quanto ao amor, na minha modesta opinião, é completamente independente da compreensão. Nem tão pouco implica compreensão. Não é por acaso que o amor tem muito de irracional e para compreender tem, obrigatoriamente, de partir do raciocínio.

1 comentário:

  1. Quem proferiu tal frase , por acaso até foi um homem, o que eu muito bem entendi.
    De facto, há vivências, atitudes,reacções entre casais e amigos que não têm que ser necessariamente compreendidas, mas sim amadas (vividas).
    E será que no amor não está ímplicito a compreensão?
    O Amor é uma palavra tão abrangente , ao mesmo tempo subjectiva , que se torna difícil por si só defini-la ...
    Cada ser tem a sua maneira própria de encarar o amor e a amizade, pois afinal todos somos iguais , mas na essência bem diferentes (nascidos de pessoas diferentes, educados em famílias e escolas diferentes,etc).
    Vale a pena pensar nisto!!!

    ResponderEliminar

Diga, diga: