terça-feira, janeiro 19, 2010

Desgraças e modernidades

Enquanto que por cá se discute o acesso de casais de pessoas do mesmo sexo a um evento organizado pela, socialista, Câmara de Lisboa, do outro lado do Atlântico poucos serão os casais que resistiram à devastação da natureza.

Port-au-Prince é uma cidade construída à custa de muita desflorestação e de imensas barbaridades cometidas contra a natureza da ilha e a sua biodiversidade. Dizem que o solo, de tão desprotegido, se tornou árido. Nada disto incomodou a comunidade internacional, que, do sofá, apreciou em belos LCD’s, as sucessivas tomadas do poder e os atropelos à vontade de um povo que nada tinha e que de tudo carecia.

A ONU, para o Haiti, o máximo que conseguiu foi um contingente, liderado pelo Brasil, constituído por militares de países tão surpreendentes como nunca mencionados em missões de paz pelo mundo fora. Não que o não possam ou devam fazer, mas porque, em suas próprias nações a dita calma não abunda: Jordanos e paquistaneses.

Depois da desgraça, correu o dito 1º Mundo, em direcção ao País mais pobre das Caraíbas (onde abundam resort’s e cruzeiros de luxo) e um dos mais pobres do Mundo.

Somos sempre mais sensíveis a uma tragédia que envolva 100.000 mortes, do que a 100.000 tragédias que envolvam 1 morto apenas. Mas era isto que acontecia no Haiti, e que continua a acontecer com a falta de distribuição de bens de primeira necessidade.

Apesar dos SMS, das campanhas de solidariedade e de todas as manifestações de pesar e de choque, continuam a existir no Mundo inteiro, milhares de tragédias que não chegam ao nosso conhecimento.

Não podemos mudar o Mundo, mas temos obrigação de mudar um pouco o “nosso” Mundo, para que os demais possam evoluir e, daqui a uns anos, discutam vulgaridades como as que se discutem por cá. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diga, diga: