domingo, dezembro 15, 2013

Apaixonados pela corrida, os doidos

Tive um fim-de-semana em cheio. 
Ontem o Fell Race na Freita, prova a que muito dificilmente deixarei de ir. Com menos suspense que no ano passado, quando fomos lançados no meio do nevoeiro, ontem o dia estava frio mas com sol e céu azul, fazendo com que, da partida conseguissemos visualizar o ponto de destino e idealizar o percurso, para rapidamente o atingir e assim sucessivamente até ao segundo e até regressarmos ao ponto de partida. 
Numa prova onde quase todos correram entre 10 e 11 km, eu fiz 14, o que demonstra a variedade de percursos possíveis (ou a minha pouca vontade em andar pelo meio dos tojos).
A prova é seguida de um excelente convívio com a Confraria Trotamontes, com a entronização de confrades e entrega de prémios, com a particularidade de todos, repito, todos os participantes serem premiados de igual forma: Levam Cd's de música e/ou livros. O José Moutinho, que dinamiza o trail há muitos anos, faz isto pelo prazer de abrir mentes ao gozo da corrida pela corrida, ao respeito pela natureza e pela serra da Freita que tanto o apaixona, e pelo espírito altruísta que emprega em todas estas ocasiões onde junta algumas dezenas dos que o gostamos de ouvir, e que admirámos a sua postura na corrida, sempre disposto a mostrar o trail a mais alguns e aos benefícios que podemos tirar desta modalidade tão apaixonante e tão dada ao espírito de entreajuda e camaradagem.
Foi um excelente dia, com excelente companhia. 


Hoje pela manhã fui fazer o reconhecimento dos 15 km do Xtmas Trail, prova de que orgulhosamente sou Rei Mago (junto com o Carlos Natividade e o José Capela).
Na companhia do inspirador Sérgio Moreira, responsável desta organização com o Ricardo Bomtempo, que corre muito e bem, apesar de ser diabético tipo 1, e que durante o treino de quase 2 horas foi fazendo medições da glicose, sem parar de correr. Há verdadeiros heróis na corrida, que fazem o favor de nos dar "chapadas" constantes de humildade, e que nos mostram que o único obstáculo para o que podemos fazer somos nós próprios. Quem quer arranja maneira, quem não quer arranja desculpa. 
Ora o Sérgio, junto com outros elementos da organização, mostrou-nos um verdadeiro circuito de diversão para quem gosta de trail. Numa surpreendente Serra de Negrelos/Canelas, sentimo-nos por vezes na Sherwood britânica, envolvidos por densa vegetação onde só falta um ou outro curso de água para parecer o paraíso. Surpreendentemente arranjaram ali o que muitos dos que conhecemos a Serra, 12, 13 km de single tracks, subidas íngremes e descidas divertidas.
Os que se inscreveram vão-se surpreender, aos que não conseguiram inscrição, aconselho que peçam o track e descubram um novo "campo de treino" de trail. 

Não são desconhecidos para nós que por aqui andámos, mas fazem muito pela divulgação da corrida e pela promoção de hábitos saudáveis. São estes imensos anónimos por trás das organizações de provas (que não enriquecem ninguém ao contrário do que muitos pensam), free runnings, eventos desportivos vários, que fazem com que as nossas serras deixem de ser depósitos de lixo e passem a ser frequentadas por centenas de anónimos que depois de os descobrirem nas provas desfrutam destes pulmões verdes, aqui tão perto da nossa poluída rotina.
Bem hajam. 
O resultado é este. o de cada vez haver mais doidos pela corrida. Eu sou um deles e hoje com destaque. 

1 comentário:

  1. Tive falta nos dois primeiros, mas apareço com cara de parvo no 3º, o que já não é mau.
    A corrida entranha-se e o trail então ... torna-se um vício saudável.

    ResponderEliminar

Diga, diga: