sexta-feira, março 07, 2014

2º dia do Caminho - Superação

Saídos de Tamel, Lugar a pouco mais de 10 km (pelo Caminho) a Norte de Barcelos, foram os 11 contentes por afinal o corpo permitir aquilo que a mente mais desejava: Fazer 44 km um dia depois de correr 64. 
Dos 11, 4 nunca tinham sequer feito uma maratona, quanto mais ambicionar correr mais que a mítica distância em dias consecutivos. Havia o receio de o corpo reclamar o descanso que todos lhe dámos depois de tanto km a correr. Mas como o grande motor do corpo é a mente, todos meteram na cabeça que haviam de chegar a Rubiães. E chegaram. Pelo meio um dia fantástico onde o Minho foi Rei, com belíssimas paisagens onde desponta a Primavera, num radiante dia de sol, quente, que convidava àquilo que nenhum de nós dispensou: Mergulhos e mais mergulhos, ora das pernas, ora integrais, com direito a ameaça de "chamar a polícia" por invasão de tanque de rega alheia. 
O Caminho que percorremos ontem foi de celebração dos que nunca haviam corrido mais que um par de horas. Hoje foi dia de celebração da superação do cansaço e dos quilómetros, e pela natureza e beleza do Caminho. É sem dúvida a mais bela das etapas deste Caminho Central, esta entre Tamel e Rubiães com passagem pela bela Ponte de Lima, onde entramos por um serpenteado milenar entre casas de granito, pastos vastos e densos choupais.

Parece-me que já ninguém dispensa correr, ou caminhar, ou voltar a correr depois de comer ou de um banho numa qualquer queda de água. Já todos interiorizaram que o Caminho é para fazer com o prazer da superação, a entreajuda e animação de todos. Sem pressas, porque Santiago é já ali, mas sem desfrutar e com pressa ninguém sente o Caminho.
Amanhã já dormiremos em Espanha. Esperam-nos mais de 50 km de permanente descoberta.
Estamos todos prontos para nos surpreendermos e desfrutarmos do que podemos receber, sem hesitar em dar o melhor de nós próprios.
Ao Caminho, então. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diga, diga: